sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MAIS UMA VEZ, O PAPA

Já escrevi mais de uma vez sobre o Papa Francisco, e sempre para elogiar a sua maneira de ver e estar no Mundo, especialmente no que se refere aos mais desprotegidos de todos, recordo a sua visita a Lampedusa para apoiar os Imigrantes clandestinos que chegaram aquela Ilha Italiana sobreviventes dos muitos naufrágios das verdadeiras cascas de nozes com que se aventuram para ver se chegam a algum Pais onde pudessem continuar a sua luta pela sobrevivência, coisa que nos seus Países de origem manifestamente não conseguem. Recordo que muitos Portugueses arriscaram também (nos tempos da outra senhora), aventurando-se nos porões de Navios Mercantes á conquista duma vida melhor noutras paragens, escondidos da tripulação, com excepção do «passador» dias e dias sem ver o Sol, com pouca comida e menos água, com o credo na boca, não fossem ser apanhados antes da chegada ao País de destino. 

Esta semana fez anos, e que melhor maneira para os celebrar que na companhia de alguns «Sem Abrigo»? De facto o Homem surpreende a cada passo, no dia em que fez anos convidou «alguns sem abrigo» e na companhia destes e do Pessoal que presta serviço no Vaticano, celebrou com eles o  seu aniversário, bonito gesto.
Entretanto nomeou o Arcebispo Konrad Krajewski, Esmoler da Santa Sé, cargo este que se destina a socorrer os mais Pobres, e quando o nomeou para o cargo terá dito que o lugar não era para estar numa secretária, pretendia que ele fosse andar por Roma nos locais onde pernoitam os sem abrigos e ajudá-los, este assim tem procedido, e há mesmo a informação que o próprio Papa disfarçado de Padre o tem acompanho nalgumas dessas saídas, o próprio Arcebispo numa entrevista recente afirmou que: "Quando lhe digo que esta noite vou á Cidade, corro sempre o risco de ele vir mesmo comigo".
A própria Guarda Suíça, que faz a segurança do Vaticano, confirmou que o Papa" se aventura numas saídas á noite para se encontrar com os sem abrigo".
Não sou de salamaqueques, muito menos de bajulações, mas que o Homem me surpreende todos os dias, lá isso é verdade. Que tenha muita saúde, mais não seja para que o seu exemplo consiga contagiar alguns membros da Igreja a preside, pois anda por lá "muito gato por lebre!"
 


3 comentários:

Tintinaine disse...

Também não sou de passar graxa, mas o novo Papa é o melhor que conheci em toda a minha vida. E já conheci uns quantos!

Edum@nes disse...

O Papa e a sua popularidade!
Os governos e a sua política
O Papa, em defesa da igualdade
O Coelho na austeridade acredita.

Um do outro totalmente diferentes.
O Papo, defensor da humanidade
O Coelho com ideias diferentes
Tudo faz contra a liberdade.

Pois está claro!
Para ele ser estorvo
A liberdade do povo
Só para ele quer o tacho.

Com o país empobrecer
Vive bem do cambalacho
Arraigado ao poder
Continua pelo caminho errado!

É mais teimoso do que uma porta
Só pensa em levar a sua avante
Quanto mais alto maior a cambalhota
Que caia e nunca mais se levante!

Para ti, amigo Virgílio e para a tua família desejo Feliz Natal e próspero ano novo. Um abraço
Eduardo.

A. disse...

Com os desejos de um Feliz Natal e um próspero ano novo, na companhia dos seus, de boa Saúde!...


Abraço