sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MONTE JUNTO

Como escrevi ontem no Facebook, subi a Serra de Montejunto na companhia do meu Amigo Vicente, numa caminhada e peras, foram vários quilómetros em piso maioritariamente de alcatrão, o que  não é nada aconselhável, pois as ferraduras são mais indicadas para outros terrenos mais macios, tirando esse pormenor sem importância direi que foi uma passeio agradável, estar lá no alto com bom tempo, e uma panorâmica única, «é de comer e chorar por mais».

Mas a caminhada não se limitou  a fazer uns quilómetros, tirar umas fotos e comer amoras, não, ontem aproveitei a companhia do Vicente para fazer-mos mais uma tentativa de descobrir o que resta da Passarola que o Padre Bartolomeu de Gusmão fez aterrar aqui no Monte Junto, não sou eu que o digo, foi Saramago que o escreveu, e eu fui habituado a acreditar naquilo que me dizem, ou escrevem, e não me canso de procurar a coisa, é verdade que já percorri quase toda a Serra, e nada, mas a esperança é a última a morrer, ontem foi mais uma procura sem êxito, mas melhores dias virão.

Entretanto e em especial aos meus Conterrâneos que por acaso também gostem de caminhar pela Serra, tentem «penetrar» no mato que os fogos têm poupado, e vejam se descobrem alguma coisa, há quem diga que o ajudante do Padre Gusmão também terá ficado na Serra, outros afirmam que terá ficado antes na fogueira no Rossio, se por acaso virem por lá algum esqueleto maneta, bem pode ser do Baltasar Sete Sóis, porque a Blimunda, (sua esposa) terá ficado por Lisboa, embora também não seja de admirar que também tenha ficado na Serra á procura do seu Baltasar.
Aqui deixo um desenho da Passarola para quem nunca a tenha visto.

2 comentários:

Edum@nes disse...

Monte Junto significa
Se está junto, não está disperso
A pobreza muito rica
Enriquece o mais esperto.

Até eu sei onde fica
A subir faz suar
É uma grande subida
Leva tempo a lá chegar.

Fica no concelho do Cadaval
Pertence ao distrito de Lisboa
Tem paisagens lindas de Portugal
Que muitos destroem à toa!

Bom fim de semana para ti amigo Virgílio, um abraço.
Eduardo.

Tintinaine disse...

Aqui na minha parvónia quando se fala em passarola estamos a referir-nos á "pássara" de uma mulher casada, por oposição a "passarinha", nome que damos à das meninas virgens.
Talvez na tua próxima pesquisa encontres uma passarola dessas!