quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CAMICAZES NA GOVERNAÇÃO




Mais uns pregos no caixão de muitos  Portugueses, o «ti Cavaco» acabou com as pescas, fez o funeral da agricultura, deu a extrema unção á Industria, e agora dará o amem ao seu discípulo Passos para o cortejo fúnebre que se irá realizar por todo o Pais com a morte anunciada do pequeno comércio, é obra, este homem é um predestinado, só foi pena estar guardado para nós, mas como diz o outro! é a vida, cada Povo tem os Políticos que merece, e cá para nós que ninguém nos ouve, será que merecemos melhor? Os trastes que de quatro em quatro anos elegemos, não continuam de pedra e cal? até quando? pergunto eu, e já agora dou a resposta até sempre, não fossem os Militares ainda hoje tínhamos o Salazar á perna, somos um Povo muito sereno.

Já aqui tinha escrito sobre a casa onde costumo abastecer quando vou a Lisboa, e que vai fechar na próxima Segunda Feira, disse-me o Funcionário que teria sido vendida aos Chineses, que seja, na minha Terra diz-se que, quem tem unhas é que toca viola, portanto se os Chineses têm os carcanhóis, o Mundo será deles, não duvidem, mas se o negócio prospera para os Chineses porque raio não dá para nós? será algum mistério? parece que não, pelo que me informam os «chinocas» abrem uma casa de comércio e estão isentos de propinas., perdão de impostos durante uns anos, mais uma vez quem não sabe ser Merceeiro feche a porta.

E os Portugueses como é? pois estes têm agora que adquirir novas máquinas registadoras que custam as mais baratas a módica quantia de 1.500 Euros, ora como o negócio está em alta está-se mesmo a ver que vai ser um rodopio a fechar portas por esse Portugal profundo, não estou a ver os «velhotes» nas suas tabernas-mercearias que vendem dois copos de três e umas cervejolas, mais um quilo de arroz e meio litro de azeite, abalançarem-se a gastar uma fortuna nas tais máquinas, estes gajos que nos desgovernam não tinham melhor ocasião para introduzirem estas modernices que agora que o Pais está falido, e os Portugueses sem cheta para mandar cantar um Cego? será que não têm miolos estes gajos? conhecem por acaso o País? nalguns recantos de Portugal a única coisa que aproxima as poucas Pessoas do Mundo são estes pequenos estabelecimentos, que vendem do petróleo ao óleo de linhaça passando por peúgas, uns copos de tinto ou branco conforme o gosto do freguês,  mas tudo isto junto não dá para o proprietário comprar uma camisola de gola alta para os dias de frio.

Hoje mesmo estive a fazer um trabalho na casa da Terra que está como eu, mais para lá que para cá, e na vinda para Porto Salvo parei como habitualmente num café restaurante, o único nos últimos anos onde já me sentei com a Família num repasto de comemoração de anos, de facto sou alérgico a estes espaços, mas este em particular deixava-me mais á vontade, talvez pela decoração, com alfaias agrícolas, que me recordam a minha juventude de trabalhar no campo, ou seja lá o que for, pois hoje o Amigo Pedro informou-me que no próximo dia 31 vai fechar portas, não está para encher o cu a gulosos, não é só a nova registadora, mas também o facto não saber com o que contar, hoje entra a inspecção, multa-o por falta disto, amanhã por ter mais aquilo, no dia seguinte o que estava bem ontem hoje já não serve, um atentado que andam a fazer ás Pessoas que ainda querem trabalhar, isto é um Pais sem rei nem roque, á deriva, as Pessoas querem trabalhar e não os deixam, uma lástima.

O meu Amigo e Vizinho Rufino tem uma criação de porcos, uma coisa já com alguma dimensão, pois todas as semanas saem «Recos» para abate, está tudo legalizado como é normal, numa Industria altamente poluente e para consumo público, até aí tudo normal, só que agora, há sempre um agora, lembraram-se os "guardiões dos porcos e porcas" que ao contrário do que tem sido normal numa porca parideira, que era ter uma boxe só para ela ter, e criar os filhos, em sossego, lembraram-se dizia, os tais guardiões do bem estar animal, que estas porcas não deveriam estar sós, mas em grupo, assim como num baile do dia das bruxas, mais ou menos, para se divertirem em conjunto, digo eu, ora isso implica obras de elevado valor, que o Rufino e todos os criadores que ainda querem continuar a trabalhar têm de pagar, e o mais lamentável é a possibilidade de as porcas se atacarem umas ás outras, e lá vai mais prejuízo, isto está tudo doido, esta rapaziada sem preparação de espécie alguma quando tem algum poder, só faz merda, e nós é que levamos com ela.
 
                                A tecnologia das novas registadoras para o comércio aqui está
 
 

3 comentários:

Tintinaine disse...

A coisa está boa para os Belmiros, Santos e quejandos, os outros estão feitos ao bife.
Nós fazemos parte da equipa do «come e cala», não sei até quando.

Edum@nes disse...

Depois do natal
E antes do fim do ano
Governo vigarista em Portugal
De quem teria sido o engano?

Amigo eu te venho cumprimentar
Com vigaristas não alinho
Para ti e para tua família desejar
Que o ano novo não seja pior do que o velhinho!

Bom fim de semana para ti,
amigo Virgílio,
um abraço
Eduardo.

Valdemar Alves disse...

Os chineses estão já há anos a utilizar uma forma de eliminar a concorrência (nos países ocidentais), chamada "de dumping"... No caso português têm ainda a vantagem de qualquer loja estar isenta de IRC durante 5 anos... Ora acrescentando o facto de as rendas serem subsídiadas pelo governo Chinês, não há comércio tradicional que resista... Neste momento a factura do tal "dumping" é paga pelos chinócas até que a concorrência desapareça por completo. Altura essa em que os productos "made in china" subirão de preço e sem adversários por perto... Para os mais inocentes deste fact of life gostaria de lembrar que a Muralha da China não foi feita em meia-dúzia de anos!