domingo, 16 de março de 2014

"CAMINHANDO, OBSERVANDO E RECORDANDO"





Como ontem estive de greve, hoje vou ter de me aplicar para recuperar a escrita perdida, é que na minha volta de ontem na zona de Oeiras e Carcavelos encontrei um  Amigo e antigo camarada dos Fuzileiros, um dos pouco que ainda vou tendo contacto de quando em vez, e contou-me uma história muito triste que está a acontecer com ele, que me deixou um bocado abalado e sem vontade de escrever, mas a vida continua e hoje lá fui caminhar entre Caxias e Cruz Quebrada, sem novidades de relevo, mas com recordações para compartilhar.
A primeira relaciona-se com a morte dum Amigo no Alto da Boa Viagem, num acidente de automóvel, já passaram quarenta e dois anos mas recordo sempre que ali passo esta tragédia.





Depois foi a passagem junto a uma das antigas Centrais de Esgotos por onde trabalhei, e aqui desafiava o meu Chefe ao tempo, para ver se ainda recorda a alteração do equipamento que fez nesta instalação, penso que um dos seus primeiros trabalhos na casa, nesse tempo ainda não pertencíamos á mesma equipa, mas acompanhei o trabalho que lhe deve ter dado alguns cabelos brancos, passei ainda por outra antiga Central também em Caxias, esta foi ainda no meu tempo «entregue» á firma que trata do Saneamento da Costa do Estoril, como tem vidros partidos deu para através deles ver (e mostrar) o bonito estado do seu interior, com a antiga casa das máquinas inundada, e que ainda «conserva» papéis (no placard tombado) que lá deixamos há mais de vinte anos, é obra.


Novidade é o areal que apareceu um pouco por toda a beira Rio entre Caxias e Cruz Quebrada, aqui só havia rochas e agora tempos Praia com fartura, o Pessoal da «outra banda» queixa-se que a areia das Praias da Costa da Caparica desapareceu, está encontrada, ou vêm cá busca-la, ou vêm para aqui estender a toalha, não podem ser sempre os mesmos a ter de ir atravessar a Ponte para ir para a Costa, agora calha-lhes a vocês fazer o viagem para aqui.
Também observei diversos Navios a entrar aqui no Tejo, traziam petróleo e mantimentos para nós dar-mos ao dente, ainda andam para aí a dizer cobras e lagartos do Passos, que ele corta reformas e ordenados, está qui a prova onde ele gasta o nosso dinheiro, o homem está a cuidar de nós com todo o amor e carinho, portanto respeitinho com ele.

2 comentários:

Edum@nes disse...

Caminhar faz bem à saúde,observando o que deve ser observado, recordando o bom e o mau do tempo passado porque ainda quem vive e sorri no presente. É muito bom que assim seja. Quando o deixar de ser, dos que ficam não há mais que nos veja.

Resto de bom domingo para ti amigo Virgílio, um abraço
Eduardo.

Tintinaine disse...

Essa de a areia da Caparica estar a mudar-se para as praias da Linha é muito boa e até pode ter uma justificação científica. Aqui para os nossos lados também há casos similares. Com a construção de molhes muda-se a direcção das ondas e o resultado está à vista.
Boa semana e vai-te preparando para a ecografia!