segunda-feira, 25 de março de 2013

LISBOA HOJE

Ao longo de muitos Meses critiquei aqui o Presidente da Câmara de Lisboa pelo estado de degradação que a zona entre o Cais do Sodré e o Terreiro do Paço tem estado votada em especial para que anda por ali a pé, também escrevi sobre as obras e mais obras que se iam desenrolando junto ao Rio nesta mesma zona, finalmente houve luz, no Sábado vi na televisão que essas obras tinham terminado, e estavam ali a abrilhantar aquela parte da Cidade, o Sr, Presidente lá estava sorridente dando entrevistas para qui e para acolá, orgulhoso da sua (nossa) obra, acabadinha de fresco.
Atenção que agora está fechada a Av. Ribeira das Naus para quem não sabe é a que dá acesso ao Antigo Arsenal da Marinha que deve ir sofrer obras de seguida, se ainda sobrou algum pilim.

E andavam para aí a dizer que a Câmara estava falida! De qualquer maneira embora falida ou a caminho do buraco, tenho que dar a mão á palmatória e dizer, e também mostrar, a obra que está bonita de se ver, só uma contrariedade, a passagem de Peões é estreita e se não andamos com o G.P.S. ligado levamos com um ciclista em cima, deve ter sido esquecimento, não fazerem uma pista para ciclistas, um Homem também não se pode lembrar de tudo não é sr. Presidente? E se um Peão levar com uma bicicleta também não deve fazer grande mossa digo eu que nunca levei com nenhuma.
Outra coisa que não me pareceu muito bem é falta de protecção junto ao Rio, tem uma espécie de escadaria até á água, que penso eu será para a rapaziada da noite ir dar banho ás «cadelas», pois a zona é muito frequentada pelas ditas mormente aos fins de semana, se alguma delas levar a cabeça mais pesada que o tronco vai ficar lá a gritar ao Gregório, se ainda tiver forças para isso, caso contrário vai dar comida ás tainhas.
 
Mas a minha caminhada por Lisboa não se limitou á zona melhorada, parti apeado em Santos, e caminhei pela rua da Boavista até á Bica, subi até ao Bairro Alto, daqui até ao Jardim Botânico, Av. da Liberdade e Baixa, aqui "Observei" uma manobra da Vedeta da Marinha que me deixou intrigado, como já aqui escrevi diversas vezes este pequeno Navio da nossa Armada faz o trajecto Lisboa Alfeite através do Mar da Palha, ou seja praticamente em linha recta Lisboa - Cacilhas, ora hoje quando passava junto á Doca da Marinha, local de partida da dita, vejo um Navio de Guerra Estrangeiro mesmo junto á Doca a ser rebocado para os lados de Santa Apolónia, deixei o local no momento em que a Vedeta também o fazia, e dirigi-me para os lados do Terreiro do Paço.
 
Segui paralelo ao Rio e quando chego ao Cais das Colunas vejo a Vedeta aproada á Ponte 25 de Abril, que diabo estou a ver mal, ou será que o Alfeite mudou de sitio? parei não largando de vista o Navio, e só então me apercebi que vinha outro Navio de Guerra Estrangeiro já a entrar no Mar da Palha, e percebi então, embora os meus conhecimentos Náuticos sejam muito rudimentares que os Navios não se devem cruzar, pelo menos foi isso que vi, a Vedeta navegou até junto ao Cais do Sodré e só aí passando pela Ré do outro Navio se encaminhou para o Alfeite, visto esta manobra era então tempo de ver a tal obra nova que falei de inicio, «apanhar  o dr. Cascais» e regressar a Paço de Arcos porque os Meteorologistas prometiam chuva a potes, que até ao momento vinte horas, ainda não chegou aqui, e ainda bem, porque já vai sendo um pouco de mais.




3 comentários:

Edum@nes disse...

Lisboa de hoje, de ontem
de amanhã não se sabe como será
Que sempre a encontrem
De preferência onde ela está.

Com o Rio Tejo a seus pés
E o Marquês à cabeça
Venham com as boas marés
De braços boa gente ela receba!

Ao fundo do túnel, finalmente
Viste a luz da esperança
Os políticos dão musica a muita gente
Lisboa menina e moça, tem graça tanta!

São todos boa gente
Os políticos que nos governam
Quem cala consente
Os barcos no mar navegam!

Boa noite para amigo Virgílio,
um abraço, Eduardo.

Tintinaine disse...

Ainda bem que alguma coisa se vai consertando. Quando eu for a Lisboa que isso tudo nos trinques.

António Querido disse...

Olá amigo!
A partir de sexta feira o teu telem. irá tocar, do outro lado estará o Páscoa a convidar-te para um brinde ao nosso abraço!
Até lá.